terça-feira, 29 de setembro de 2009

HQ bem Paraense para relaxar...


Esta HQ foi feita com auxílio do BrOffice.org Writer, KSnapshot e Kolourpaint (BotoSetLinux).

Sem idéias para presente? O bioblog dá !


Um cartão lindo...
feito com auxílio do Kolour paint!

Informática & Educação ? Será possível ?

INFORMÁTICA, EDUCAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS DE USO”


Patricia Aleixo


É estranho, mas fala-se em sociedade pós-moderna, novidades tecnológicas, mundo globalizado, a dominância e contínua interação do homem com o conhecimento, e tudo isso parece estar a léguas de distância da realidade do ambiente educacional público no Estado do Pará. Nossos alunos nasceram na “Era Digital”, mas a grande massa não tem um computador em casa, não sabe manusear essa ferramenta valiosa, não tem acesso a internet. não tem intimidade com o mundo tecnológico.

Infelizmente, o discurso educacional não anda de mãos dadas com a realidade. A escola atual fornece um “mundo em preto e branco e espera-se reações de euforia dos alunos, que dificilmente acontecerão”. Reclamações sobram de todas as partes. Dos alunos pela falta de atrativos na escola, dos professores pela falta de condições adequadas de trabalhar e falta de interesse dos alunos. O que se pode tirar de proveito de toda essa situação é fazer uma reflexão sobre a sua postura como profissional da educação e tentar fazer o melhor dentro das suas possibilidades.

A informática certamente atrai os alunos. Fazer um “link” entre disciplina e uso do computador, pode trazer muitos benefícios para todos os envolvidos. A escola deve preparar seu alunos para um mundo globalizado e, portanto, fazê-lo participar do mundo digital também é responsabilidade da escola. Preparar atividades de pesquisa que levem o aluno a ter contato com as ferramentas tecnologicas é uma maneira de inserí-lo no mundo digital e de atrair sua atenção para a disciplina. É uma arma poderosa que nós, professores, precisamos usar.

É bem verdade que muitos professores sabem usar menos o computador que seus alunos, que muitas escolas não veem com bom olhos o uso de espaços alternativos para educação. Daí a importância da formação continuada para “atualizar” os integrantes do ambiente escolar e alertá-los das novas maneiras de educar, ou melhor, das “novas” ferramentas que devem ser utilizadas. Tais ferramentas fazem parte do mundo moderno e a escola deve fazer parte desse mundo moderno, atualizado, condizendo com a realidade fora de seus portões, para poder ser atrativa a seus alunos.

Na minha escola vejo que há possibilidade de ofertar esse encontro dos alunos com o “mundo digital” visto que há sala de informática, professor responsável por esse ambiente e máquinas disponiveis com internet. Obviamente, assim como em tantos outros colégios, nós temos problemas a serem resolvidos que melhorarão a qualidade do ambiente em questão. Com relação a estrutura física, há de se melhorar a refrigeração, pois a sala é bastante quente; Outa questão é que o espaço deveria estar aberto nos três turnos de funcionamento do colégio; Há ainda o fato da pouca estimulação para uso do espaço pelos professores.

Ainda há um caminho até enxergarem e usarem a informática como ferramenta fundamental no processo educacional, mas enquanto isso, cabe aos professores mais “antenados” insistir, buscar e sempre fazer o que estiver dentro de suas possibilidades para ter uma atuação de qualidade.


Links interessantes sobre o tema:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=2&idCategoria=8&idConteudo=37

http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm

http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O círculo. Na simbologia das formas, representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. Assim, ele condiz com a proposta do próprio Conselho, somando e interligando valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos. O azul, usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a princípio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da biologia. A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia. A base de sua estrutura forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo.

Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo. Sua cor, não poderia ser outra, senão o verde, pois é a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.

A espiral, que se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso. O biólogo sempre deve buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na buca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.

O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para esses profissionais.